Muitas pessoas, com o desejo de ficar com o sorriso brilhante, usam métodos para deixar os dentes mais claros. O clareamento dental é uma técnica bastante procurada, já que consegue trazer resultados estéticos efetivos em pouco tempo, dependendo do método escolhido. Entretanto, muitos que procuram esse tratamento têm receios e questionam: o clareamento dental dói?
Neste conteúdo, vamos responder a essa pergunta, além de explicar alguns benefícios do clareamento e formas de lidar com possíveis desconfortos. Fique com a gente e confira mais a seguir!
O clareamento dental dói?
Sim, mas é uma dor suportável e temporária. Há certa sensibilidade nos dentes porque o gel aplicado neles alcança a parte mais profunda, ultrapassando o esmalte e alcançando a dentina. Esse interior contém terminações que ficam sensibilizadas pelo contato com o produto.
Quando a substância é manipulada de modo preciso, por um especialista, na medida correta e pelo tempo exato de exposição, não causa danos aos dentes, sejam visíveis ou não.
De maneira geral, a sensibilidade e a dor duram cerca de duas semanas. Se o incômodo ultrapassar esse período ou ficar insuportável, a ponto de impossibilitar tarefas do dia a dia, como comer e falar, o paciente deve procurar o dentista responsável pelo clareamento.
Como amenizar a dor após o clareamento dental?
A sensibilidade não é algo incomum nos dentes e não acontece somente por causa do clareamento. Há algumas medidas que podem reduzi-la ou até fazer com que desapareça, dependendo da sua intensidade. Nos tópicos a seguir, vamos apontar algumas delas. Confira!
Faça uma boa higienização
Isso é básico, mas é sempre bom lembrar: limpe com disciplina os dentes. A formação de placa bacteriana pode causar cáries, tártaro, gengivite, periodontite, lembrando que um dos sintomas de algumas dessas doenças bucais é justamente a sensibilidade dentária. Ou seja, se você já está com dor e sensibilidade, não cuidar dos dentes só vai piorar mais esses desconfortos. Por essa razão, é indispensável:
- escovar os dentes depois das refeições (ou seja, pelo menos três vezes ao dia) com uma escova de cerdas bem macias;
- passar o fio dental antes de ir para a cama;
- usar enxaguante bucal pelo menos antes de dormir;
- não exagerar nos doces e sempre escovar os dentes após consumi-los.